logo

Faça uma pergunta ou navegue nas categorias abaixo

Educação Ambiental

As informações sobre os prazos e formulários de inscrição, ementa, carga-horária, modalidade são divulgados nas redes sociais e site do Idema. 

A solicitação deve ser enviada por meio de ofício para o Idema, seguindo as etapas: envio de ofício para a Direção Geral do Idema por meio do e-mail gabineteidema@gmail.com e com cópia email eaidemarn@gmail.com. Expplique no ofício o objetivo da solicitação, local, público prioritário, recursos e contrapartidas disponíveis, entre outras informações importantes sobre a demanda.

Se no seu município não existem projetos de Educação Ambiental, é possível solicitar o apoio da SPEA para planejamento e/ou inclusão em formações e projetos vigentes e acompanhe as formações disponíveis online e/ou com inscrições abertas. 

Sim. Os inscritos nos cursos/oficinas da SPEA recebem um certificado emitido pelo Idema e eventuais parceiros.

Porque busca o alinhamento entre as políticas públicas locais, regionais e nacionais, a fim de uma boa gestão dos recursos naturais, sempre com foco nas características e potencialidades do município.

 Sim. Os materiais produzidos pela SPEA são de uso público. Acesse aqui e aqui.

As ações promovidas pela SPEA vão desde o apoio, articulação e orientação para que municípios e instituições parceiras possam desenvolver atividades de educação ambiental a cursos, oficinas, rodas de conversa, webinares. Ações educativas, virtuais e presenciais, para todo o estado.
 

Conheça (youtube) alguns materiais produzidos pela SPEA.

 

A SPEA distribui seus projetos por meio das seguintes Linhas de ação:

1 - Gestão e Planejamento da EA;

2 - Formação de gestores(as) e educadores(as);

3 - Comunicação para a Educação Ambiental- Educomunicação Socioambiental;

4 - Educação Ambiental nas instituições de ensino;

5 - Monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos de Educação Ambiental (acesse a aba “Gestão ambiental” em seguida clique em “Educação Ambiental” para detalhes).

Diversos cursos são ofertadas pela SPEA, a exemplo do Curso Básico de Educação Ambiental e do Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental rumo às Escolas Sustentáveis.  Os cursos promovem a educação ambiental em caráter formal (comunidade escolar) e não-formal (demais segmentos da sociedade).

A Política Nacional de Meio Ambiente- PNMA - Lei Federal nº. 6.938/81, a Política e o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA e ProNEA) são os principais instrumentos.

Outras políticas ambientais nacionais e estaduais são base legal para o desenvolvimento das ações da SPEA, como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS, 2010), a “Lei das Águas” - Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH, 1997), dentre outras.

Em nível nacional, existe a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA, Lei nº 9.795/99, a principal Lei de referência da educação ambiental, assim como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). No Rio Grande do Norte, a Política Estadual de Educação Ambiental ainda está sendo construída. 

O setor responsável pela Educação Ambiental no Idema é a Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA). A Educação Ambiental é uma das atribuições do órgão, de acordo com a Política Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, Lei nº 272/2004.